Um pouco sobre o México

¡Hola! Bem-vindo ao México! Viva a cultura mexicana melhor do que um guia turístico. Descubra como as civilizações Asteca, Maia, Olmecas, junto com as influências espanholas, formaram as raízes da sociedade mexicana moderna de hoje.

O México é bem conhecido pelas muitas festividades religiosas e seculares que celebram durante todo o ano. Uma das festas mais fascinantes é o Día de los Muertos (dia dos mortos). Enquanto o cenário de um cemitério pode parecer triste, este feriado é na verdade uma celebração muito alegre! Na verdade, você vai encontrar diversos doces e guloseimas em forma de esqueletos e crânios humanos, feitos para marcar o feriado. Durante o intercâmbio, você vai testemunhar em primeira mão muitas tradições exclusivas do México!

Ser convidado para uma casa mexicana é uma grande honra, o calor e a hospitalidade do povo mexicano são conhecidos em todo o mundo. A vida familiar também é muito importante para o povo mexicano. Na maioria das famílias mexicanas, você terá irmãos, em geral são dois a quatro filhos. As crianças normalmente vivem em casa até que se casem.

Enquanto estiver hospedado no México, você, sem dúvida, vai ter muitas oportunidades para provar a comida local, seja em casa ou em restaurantes. A culinária mexicana é famosa pelas especiarias utilizadas, e também pelas decorações coloridas e a grande variedade de sabores deliciosos.

Pais mexicanos ensinam princípios muito fortes aos seus filhos e tendem a educá-los tradicionalmente. No entanto, os adolescentes no México são livres para ir a festas ou sair com seus amigos. Deles é esperado que respeitem os pais, tirem boas notas na escola e sejam educados e bem-comportados. Embora seja muito comum que as famílias mexicanas tenham uma empregada doméstica que ajude com arrumação da casa, os adolescentes geralmente são responsáveis por manter seus quartos limpos e ajudar nas tarefas domésticas.

Venha aprender mais sobre este país e experimentar tudo o que o México tem para lhe oferecer!

O que está incluído?

  • Seleção, orientação e suporte no Brasil
  • Material de orientação e embarque
  • Seleção de família anfitriã voluntária
  • Seleção de escola
  • Assistência nos aeroportos
  • Orientações durante o intercâmbio
  • Apoio de voluntários treinados pelo YFU
  • Assistência psicológica profissional, se necessário
  • Seguro de saúde

O que não está incluído?

  • Bilhete aéreo para a Cidade do México
  • Despesas com a obtenção de passaporte e visto
  • Dinheiro para gastos pessoais
  • Livros escolares, uniforme, atividades escolares
  • Transporte para escola
  • Viagens opcionais

Depoimentos

  • "
    Hoje já fazem 7 meses que eu estou no México. Estou indo muito bem. Minha família anfitriã é muito legal e eu também tive um avanço incrível no espanhol! Eu não falava espanhol quando embarquei, o único outro idioma que eu já havia estudado era o francês, e apenas na escola, mas me ajudou muito quando comecei a aprender o espanhol. Agora eu consigo entender quase tudo e me sinto bem mais confortável em falar com as pessoas. Recentemente outra intercambista chegou em Poza Rica, a cidade em que estou, e para mim foi incrível perceber que eu posso ajudá-la agora, enquanto há sete meses atrás eu estava na mesma situação que ela.

    O legal sobre Poza Rica, a cidade em que estou morando, é que ela é bem pequena. Todo mundo conhece todo mundo. Toda sexta nós saímos para dançar e encontramos várias pessoas conhecidas. Não é tão difícil de se misturar com o mexiacanos, eles são bem abertos, amigáveis e hospitaleiros. Eles sempre tentam ajudar.

    A comida é deliciosa e nós somos sempre bem-vindos para o jantar, eles sempre dizem “não tem problema, é só colocar um pouco mais de água no feijão". E, realmente, sempre tem feijão, normalmente acompanhado de arroz, tortilas (panqueca de milho) e chili. Eu nunca tinha gostado muito de chili, mas hoje em dia eu acho que como mais do que muitos mexicanos!

    Mexicanos sabem como celebrar e festejam com frequência. Eu já tive a oportunidade de participar de algumas festas de família e todo mundo, independente da idade, dança e dança muito! Dançar como eles é algo que eu só consigo sonhar.

    A escola é totalmente diferete da minha experiência na Holanda. Eu estou no último ano do ensino médio e preciso acordar bem cedo, vestir meu uniforme e ir pra aula. Na segunda de manhã nós sempre cantamos o hino nacional. As matérias não são tão difíceis, mas são todas em espanhol então se tornaram um grande desafio, especialmente no princípio.

    Depois da escola nós temos aulas sobre a cultura mexicana e aprendemos algumas danças típicas. Eu também tenho tido aulas de aeróbica e algumas lições extras de espanhol. Eu recomendo a todos os intercambistas que pratiquem pelo menos um esporte, porque aqui tudo é feito de carro, e eu confesso que sinto saudade da minha bicicleta.

    Meu intercâmbio não é sempre fácil, mas todo intercambista enfrenta alguns dias difíceis, e o que realmente importa é que eu nunca vou esquecer essa experiência. Meu intercâmbio já valeu a pena!"
    Femke, intercambista YFU no México
    Mexico_StudentTestimonial_Website