Um pouco sobre a Letônia

Sveiki! Você quer experimentar o cenário europeu de arte e música? Ou prefere se aventurar no basquete? Na Letónia, você pode fazer as duas coisas! A Letónia pode ser um pequeno ponto no globo, mas possui hospitalidade incomparável, uma cultura rica e fascinante e vai ocupar uma grande parte de seu coração se você escolher este país como seu destino.

A cultura da Letónia sempre foi e continua sendo um dos maiores símbolos  da identidade nacional, tendo forte influencia dos antigos habitantes do país e de seus vizinhos atuais. Agora independente da União Soviética, a Letónia é conhecida pelo teatro, pela música coral e pela música clássica que carregam essa rica cultura. A música diversificada é um grande exemplo da mistura do velho e do novo, que pode ser testemunhado em muitos festivais de música e dança. Você pode ouvir uma variedade de música em Riga, que além de capital da Letónia e o centro de sua vida musical.

A Letónia leva muito a sério a escola, e tem um sistema de ensino bem estruturado. Riga, não é apenas o centro de entretenimento, mas também o lar da escola mais antiga do país: o prestigiado e estimado Universidade da Letónia. Mas, não se preocupe, apesar da educação ser levada muito sério, você ainda terá tempo de sobra para se divertir!

Para férias e passatempos, os letões desfrutam de atividades ao ar livre, tais como canoagem ou ciclismo. Você também poderá participar de um torneio de golfe ou uma emocionante competição de windsurf com os seus irmãos anfitriões e alguns amigos. Ir à peças, filmes, exposições, concertos ou participar de outros passeios culturais em família também podem ser boas formas de aproveitar o tempo livre.

Quanto aos esportes, se você gosta de basquete vai gostar de saber que ele é o terceiro esporte mais popular na Letónia! Mesmo se você não for um bom jogador, você terá grandes oportunidades de melhorar suas habilidades lá!

A Letónia é um lugar de música, dança e costumes que irão deixar você com “gostinho de quero mais”! Se uma mistura de esporte e arte soa como uma boa combinação para você, a Letónia é o seu destino!

O que está incluído?

  • Seleção, orientação e suporte no Brasil
  • Material de orientação e embarque
  • Seleção de família anfitriã voluntária
  • Seleção de escola
  • Assistência nos aeroportos
  • Orientações durante o intercâmbio
  • Apoio de voluntários treinados pelo YFU
  • Assistência psicológica profissional, se necessário
  • Seguro de saúde

O que não está incluído?

  • Bilhete aéreo para Riga
  • Despesas com a obtenção de passaporte e visto
  • Dinheiro para gastos pessoais
  • Livros escolares, uniforme, atividades escolares
  • Transporte para escola
  • Viagens opcionais

Depoimentos

  • "
    A Letônia é um país duas vezes maior do que a Bélgica mas que só tem 2,5 milhões de habitantes. Destes apenas 63% são etnicamente letãos, um fato muito sensível para eles. A Letônia já foi dominada por suecos, alemães e russos em vários momentos de sua história. Para não perderem sua identidade, os letãos conseguiram com muito esforço manter seu idioma e suas tradições muito distintas contando sempre com a arte como instrumento.
    Uma das expressões artísticas favoritas deste povo é a música e a dança. O folclore letão contém uma das maiores coleções de canções tradicionais do mundo e diz-se que existe praticamente uma para cada letão. Ao contrário do que muitos pensam, a cultura letã e seu idioma em nada têm a ver com a cultura e idioma da Rússia. A Letônia é muito rica em belezas naturais. A maior parte de seu território é composto de florestas. As praias também são muito bonitas, limpas e preservadas. São tão importantes que existem várias palavras em letão para dizer cada tipo de praia. Os letãos adoram flores e gostam de presenteá-las a amigos e pessoas queridas mesmo sem nenhum motivo especial. Os letãos são tímidos às vezes, mas muito calorosos e divertidos quando os conhecemos, além de adorarem a visita de estrangeiros interessados em sua cultura. Fiquei muito feliz de ter conhecido um povo tão maravilhoso, uma cultura tão rica, uma paisagem tão fantástica e uma família hospedeira tão legal. A Letônia é incrível! E eu ainda tive a sorte de poder comemorar o meu aniversário lá! Com direito a muita música, dança e flores! "
    Ana Toledo - Letônia