Um pouco sobre a Bélgica

Helaba ou Bonjour! Dependendo de onde você estiver no Reino da Bélgica, você pode falar holandês ou francês! Embarque nessa aventura e veja as incríveis paisagens de madeira, brilhantes rios e  vales! A Bélgica irá lhe oferecer a oportunidade de aprender uma história ilustre e mergulhar em uma cultura interessante.

O tempo que você passará com a sua família anfitriã  será uma parte muito importante da sua experiência. Você vai notar imediatamente a generosidade, hospitalidade e amabilidade dos belgas. Muitas das pessoas belgas consideram suas casas um local muito particular, por isso ser acolhido por eles é uma grande honra. Durante a sua estadia, você vai descobrir a rica cultura da Bélgica, diversas tradições, belas artes e arquitetura, e você ainda vai encontrar muitas pessoas bilíngues!

Com sua taxa de alfabetização de 98%, a Bélgica não fica para trás o quando se trata de educação. O país ocupa a 19ª colocação em excelência de ensino, provando que tem professores e escolas de qualidade.  

Além do orgulho de suas realizações culturais e educacionais, os belgas também valorizam a sua culinária, que consiste em alimentos variados, como carne, queijo, frutas, legumes, sopa, e frutos do mar.

Se você gosta de esportes pode gostar de saber que andar de bicicleta e jogar futebol são as duas atividades mais populares do Bélgica! Mas se você está à procura de outros tipos de atividades para aproveitar o tempo, você também pode fazer uma viagem, ir ao cinema, ir a um museu ou até ao teatro local.

Independentemente do que você escolher, o seu tempo neste maravilhoso país europeu será divertido, emocionante, e, sem dúvida, uma experiência para toda a vida!

O que está incluído?

  • Seleção, orientação e suporte no Brasil
  • Material de orientação e embarque
  • Seleção de família anfitriã voluntária
  • Seleção de escola
  • Assistência nos aeroportos
  • Orientações durante o intercâmbio
  • Apoio de voluntários treinados pelo YFU
  • Assistência psicológica profissional, se necessário
  • Seguro de saúde

O que não está incluído?

  • Bilhete aéreo para Bruxelas
  • Despesas com a obtenção de passaporte e visto
  • Dinheiro para gastos pessoais
  • Livros escolares, uniforme, atividades escolares
  • Transporte para escola
  • Viagens opcionais

Depoimentos

  • "
    Meu nome é Mayana e fui intercambista pelo YFU. Fui para Bélgica e tive uma experiência única e maravilhosa. Vivi uma realidade totalmente diferente da minha.
    Morei em uma cidadezinha chamada Roosdaal que ficava a 20 km de Bruxelas. Mas eu escolhi estudar em Halle, que era uma cidade menor do que Bruxelas, porém um pouco mais longe. Eu tinha que pedalar 8km de bicicleta por dia para chegar no meu ponto de ônibus. Engraçado como nada melhor que o tempo para nos adaptarmos. A primeira semana eu fiquei quebrada de tanta “malhação”. Não existiam muitas ladeiras por lá, mas existia uma no meio do meu caminho para chegar ao ponto, a qual eu demorei mais de um mês p/ conseguir subir pedalando. No fim do ano letivo eu havia me tornado, praticamente, uma ciclista profissional.
    Lá eu estudei turismo e amava ir à escola. Tive o apoio de colegas e professores que souberam me acolher muito bem. Fiz bons amigos. Por sinal, uma grande amiga minha de lá acabou de passar as férias comigo aqui no Brasil após ficarmos dois anos sem nos encontrarmos.
    Minha família era maravilhosa e sinto muita saudade de quando nos reuníamos com todos os tios, tias e primos sem esquecer a vovó.
    A batata-frita e waffel são coisas muito gostosas e diretas da Bélgica. Bom, se eu fosse contar tudo que vivi durante meu intercâmbio eu precisaria de várias páginas... quem sabe eu não venha escrever um livro sobre esse país que me inspirou tantas idéias?
    "
    Mayana - Bélgica Flandres
  • "
    Um amigo belga me disse que, se estivéssemos na lua e olhássemos para Terra, nós poderíamos identificar a Bélgica como um pequeno e único ponto luminoso. E é assim como eu, atualmente, a vejo... Pequena, porque está tão distante geograficamente de mim, além, é claro, da sua encantadora extensão territorial. E luminosa, porque a sua presença continua muito forte através das inesquecíveis recordações. É impossível pensar ou falar da Bélgica sem sentir um aperto no coração, uma saudade imensa."
    Aline Duarte, Intercambista YFU na Bélgica